quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

ECLIPSE DE ONTEN

O tão aguardado eclipse total da Lua ficou escondido atrás das nuvens no céu do Rio de Janeiro. No entanto, nem mesmo o tempo parcialmente nublado na noite de quarta-feira (20) tirou a animação dos cariocas que visitaram o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), em São Cristóvão, na Zona Norte da cidade.

Confira as imagens do eclipseCom uma programação variada, o Mast preparou um evento especial para festejar o primeiro fenômeno lunar de 2008. Mesmo sem poder admirar a Lua coberta pela sombra da Terra, os cerca de 200 visitantes acompanharam palestras, exibição de vídeos, show de música e a observação de estrelas e planetas através do telescópio.

Fotografou o eclipse da Lua?
O evento começou por volta das 17h30 e muita gente ainda pôde admirar a Lua antes do eclipse, quando o céu ainda estava limpo. A balconista Cláudia Lemos, de 40 anos, o marido, Renato, de 40, e a filha, Lorena, de 5 anos, apreciaram juntos a noite carioca. Para Cláudia, essa foi uma grande oportunidade para conhecer e aprender sobre o universo. “Nós recebemos um convite para estar aqui e vivenciar este momento único em nossas vidas. Antes das nuvens, pudemos ver Saturno, as estrelas e a Lua, com a sua face exuberante. É a sensação de saber que Deus existe”, disse a mãe emocionada.
“Nós recebemos um convite para estar aqui e vivenciar este momento único em nossas vidas. Antes das nuvens, pudemos ver Saturno, as estrelas e a Lua, com a sua face exuberante. É a sensação de saber que Deus existe”, disse a mãe emocionada.

Planetas e galáxias chamaram a atenção das crianças no evento (Foto: Rodrigo Vianna/G1)
Lua admirada
De acordo com os organizadores, o evento visava proporcionar ao público a oportunidade de admirar o fenômeno natural que, em condições iguais, só deve acontecer novamente em abril de 2015. “A idéia era aproveitar esse dia para atrair pessoas e divulgar a astronomia. É uma boa oportunidade para o visitante associar um aprendizado com o entretenimento”, declarou Douglas Falcão, coordenador de educação e ciência do Mast.

Viagem pelo espaço
Na parte externa do museu, o público presente ainda teve a oportunidade de ver e conhecer galáxias, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia. Um funcionário especializado conduziu os visitantes entre os grandes telescópios e esclareceu dúvidas.

“É sempre bonito ver as galáxias e os planetas de perto. Aprendi muito com as palestras e estava muito ansiosa para participar das oficinas. A parte que eu mais gostei foi de admirar a Lua através do telescópio. Foi fascinante”, contou a funcionária pública Viviane Mota, de 29 anos.
O eclipse da Lua pôde ser observado de todo o território nacional e começou às 21h35 (horário de Brasília). Sua fase total ocorreu no primeiro minuto da quinta-feira (21), às 00h01.

Para a noite do eclipse, foram preparadas atividades especiais (Foto: Rodrigo Vianna/G1)
Outras atividades
A observação do céu no Mast acontece semanalmente, mas para a noite do eclipse foram preparadas atividades especiais. Uma delas foi a oficina “Eclipse em Dobradura”, que explicou o fenômeno através de dobras em papéis.
Segundo especialistas, no dia 16 de agosto, haverá um outro eclipse lunar visível de boa parte do Brasil, mas o fenômeno será apenas parcial. Dos quatro eclipses que ocorrerão em 2009, nenhum será favorável ao país


http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL307459-5606,00-NUVENS+OFUSCAM+ECLIPSE+LUNAR+NO+RIO.html

Nenhum comentário: